terça-feira, 5 de abril de 2011

História - Os vários tipos de Socialismo.

Apresentamos um trabalho para o 1° bimestre a respeito dos vários tipos de "Socialismo", que irei falar logo abaixo.

Socialismo  Utópico: O pensamento socialista foi primeiramente formulado por Saint-Simon, Charles Fourier, Louis Blanc e Robert Owen. O socialismo defendido por estes autores foi, mais tarde ddenominado de socialismo utópico por seus opositores marxistas (os quais, por oposição, se autodenomnavam socialistas "científicos"), e vem do fato de seus teóricos esporem os princípios de uma sociedade ideal sem indicar os meios para alcançá-lá. O nome vem da obra Utopia de Thomas More.
Saint-Simon pensa numa sociedade industrial dirigida por produtores (classe operária, empresários, sábios, artistas e banqueiros). Fourier tenta organizar os Falantérios(pequena unidade social abrangendo entre 1.200 e 5.000 pessoas vivendo em comunidade). Prodhon teve plena consciência do antagonismo entre classes, afirmaa que a propriedade privada significava uma espoliação do trabalho, ele preconizava a igualdade e a liberdade.

Socialismo Cristão: É um movimento político de esquerda que defende simultaneamente ideais cristãos e socialistas. Os militares deste movimento advogam que o socialismo e o cristianismo estão ambos interligados e são compatíveis um com o outro. O socialismo cristão desenvolveu-se, mais tarde nos círculos católicos, como um ramo ou variante progressista do catolicismo social no qual o socialismo cristão ganhou muita força após a enciclíca " Rerum Novarum" do Papa Leão XIII (1891).

Socialismo Real: A trajetória do socialismo real começa com a vitória dos Bolcheviques na Revolução Russa, o que transformou o país, renomeado de União Soviética, no primeiro estado socialista da história, a partir de 1921, o Partido Comunista instaurou a ditadura no país. Com Josef Stalin, o Partido Comunista passou a reinar de forma absoluta sobre a sociedade. As ordens do Partido eram inquestionáveis e todos deveriam se submeter a elas. A repressão se aprofundou após a derrota de Leon Trótski na disputa pelo controle da União Soviética depois da morte de Vladimir Lenin. Stalin perseguiu violentamente todos que se opussesem a seu regime, milhares de cidadãos foram presos, torturados e mortos pela repressão.
Como consequência do socialismo real, a semântica do termo "socialismo" foi alterada profundamente ao longo do século XX, sendo hoje associada por alguns ao totalitarismo e ao desrespeito aos direitos humanos. A Igreja Católica, por exemplo, afirma ter "rejeitado as ideologias totalitáris e atéias, associadas, nos tempos modernos, ao comunismo ou a socialismo".

Anarquismo: Ao propor a criação de uma sociedade sem classes, sem exploração, sem Estado, formada por homens livres e iguais, Proudhon inaugurou o anarquismo. Ele propunha a destruição dos Estados nacionais e sua substituição pelas "repúblicas de pequenos proprietários". O anarquismo, também conhecido como "comunismo libertário", e o socialismo científico de Marx coincidem quanto ao objetivo final: atingir o comunismo, estagio em que não existem mais divisões de classes, exploração, e nem mesmo o Estado.

Comunismo: É uma estrutura socioeconômica e uma ideologia política, que pretende promover o estabelecimentode uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedadeem geral. karl Marx postulou que o comunismo seria a fase final na sociedade humana, o que seria alcançando através de uma revolução proletária. Marx afirma que a única maneira de resolver esses problemas seria pela classe trabalhadora (proletariado), que, segundo marx, são os principais produtores de riqueza na sociedade e são explorados pelos capitalistas de classes (burguesia), para substituir a burguesia, a fim de estabelecer uma sociedade livre, sem classes ou divisões raciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário