segunda-feira, 20 de junho de 2011

Filosofia - Ensinamento de Sócrates para a Juventude

Sócrates é considerado um dos principais filósofos de toda a história da filosofia ocidental. Vivia de maneira humilde, percorrendo descalço as ruas de Athenas. Tornou-se o filósofo por excelência, “amigo do saber”. Passou a ensinar em praça pública, sem cobrar pelos seus ensinamentos, ao contrário do que faziam os sofistas. Seu método consistia em fazer perguntas que conduziam o discípulo à descoberta da verdade.
Sócrates elaborou sua própria defesa, comentando e refutando as acusações de corromper a juventude e não venerar os deuses da cidade. Reformulou a filosofia grega, fazendo com que a busca de conhecimento, antes centrada no estudo da natureza, passasse a ocupar-se do homem e das suas ações.
Para ele o que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter. A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser.
Sócrates foi condenado à morte, em 399 a.C., pelo governo de Athenas sob a acusação de “perverter a juventude” com seus ensinamentos filosóficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário